O ato de se alimentar por si só já nos causa uma sensação de prazer e bem-estar, mas será que podemos melhorar ou prolongar essa sensação?
Há uma substância responsável por esse efeito, você sabe qual é? É a nossa queridinha, a Serotonina! Ela é um hormônio que nós produzimos a partir de alguns nutrientes que ingerimos na nossa alimentação.
Então, em quais alimentos encontramos esses nutrientes? Aqui veremos alguns deles:
- Abacate: rico em minerais e vitaminas, principalmente as vitaminas do complexo B, e junto ao seu alto teor protéico, conseguem ser aliados na formação da Serotonina.
- Banana: umas das frutas mais populares do mundo, é rica em Triptofano, uma substancia primordial para a produção de Serotonina.
- Ômega 3: esse nutriente é uma fonte muito importante de gordura boa, ela age protegendo os neurônios e participa da síntese de vários hormônios entre eles a Serotonina.
- Gérmen de trigo: apesar de não ser muito utilizado no dia a dia, é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, e participa diretamente na ação anti-estresse através da vitamina B5.
- Cacau: excelente fonte de Triptofano e antioxidantes, possui também na sua composição o magnésio, que melhora as conexões entre os neurônios.
Então, depois dessas dicas todas, não perca mais tempo e comece já a introduzir esses alimentos na sua rotina alimentar.
