Taurina no esporte – Reviva Nutrição

Taurina no esporte

atleta

A taurina é um aminoácido produzido pelo nosso corpo á partir de outros dois aminoácidos: metionina e cisteína, tendo a participaçăo da vitamina B6 neste processo. Ela pode ser encontrada também em alimentos de origem animal.

A taurina está presente nos leucócitos,cérebro,músculo esquelético,retina e coraçăo, tendo assim,um papel essencial em diversos processos biológicos como no desenvolvimento do sistema nervoso central,controle do cálcio dentro das células e no sistema imunológico.

Para os praticantes de atividade física,este aminoácido está sendo muito estudado,por ter relaçăo com o aumento da resistęncia e diminuiçăo da fadiga.

A taurina aumentaria a quantidade de cálcio liberada nas células musculares,potencializando assim a contraçăo muscular e aumentando a resistęncia a atividade física.

Durante a atividade física, em funçăo do maior consumo de oxigęnio, produzimos uma quantidade maior de radicais livres. E estes quando produzidos em quantidades elevadas podem danificar as células do nosso corpo e até mesmo levar á morte celular. A taurina tem um potencial antioxidante, protegendo as células contra estes radicais livres produzidos durante a atividade física.

Fontes: Maughan. J.Ronald, Nutriçăo esportiva, editora Artmed,2004.
Revista Nutriçăo Saúde e performance –Anuário de nutriçăo esportiva funcional 2009

Por
Fabiana Fontes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *