Saúde Intestinal – Reviva Nutrição

Saúde Intestinal

intestino

A mucosa intestinal possui sua permeabilidade seletiva por duas vias: a transcelular e a paracelular. A via transcelular está envolvida na absorção e transporte de nutrientes, incluindo glicose, aminoácidos, lipídios, minerais e vitaminas. Como a membrana celular é impermeável, este processo é mediado por transportadores ou canais específicos localizados nas membranas das células intestinais. A via paracelular está associada com o transporte no espaço intercelular, ou seja, entre as células. A modificação das junções celulares compromete a função de barreira transcelular, dinamicamente regulada por vários estímulos.

Os hábitos de vida errôneos e a alimentação desbalanceada estão intimamente associados com a inflamação intestinal e atrofia da mucosa, permitindo aumento da absorção paracelular, com consequente aumento da entrada de toxinas, macromoléculas e outras substâncias inflamatórias indesejadas na corrente sanguínea, ativando o sistema imunológico. O resultado é uma inflamação sistêmica e dano tecidual. Essa perca de controle de permeabilidade e seletividade está sendo amplamente estudada na susceptibilidade de doenças, bem como, em seu funcionamento de mucosa adequado, a geração de saúde.

O desequilíbrio das bactérias intestinais contribui para gerar sinais e sintomas locais e sistêmicos (enxaqueca, alergias de pele, depressão, entre outros). Evidências científicas e clínicas indicam que a barreira intestinal tem um papel crítico na patogênese de doenças sistêmicas. Cuide bem do seu intestino: probióticos, fibras, antioxidantes e antinflamatórios naturais. Procure um profissional nutricionista para modular essa inflamação com os corretos nutrientes e permitir uma absorção mais adequada.

 

Caroline Mota | Nutricionista

Pós Graduada em Nutrição Clínica e Esportiva

CRN6 14141

 

Referência: Takuya Suzuki. Regulation of intestinal epithelial permeability by tight junctionsReceived:Cell. Mol. Life Sci. (2013) 70:631–659.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *