Existem diferentes tipos de dietas vegetarianas. Todas tem em comum utilizar vegetais e não ingerir carnes. Os tipos mais comuns são, dieta ovolactovegetariana, dieta lactovegetariana, dieta ovovegetariana e dieta vegetariana estrita.
A dieta vegetariana bem planejada é segura. Todas as dietas têm particularidades. Os vegetarianos, geralmente, devem prestar atenção na ingestão de ferro, cálcio, zinco e vitamina B12.
De todos os nutrientes, apenas a vitamina B12 não será encontrada na dieta vegetariana estrita. Os demais podem ser obtidos com abundância e boa biodisponibilidade em todas as dietas vegetarianas, inclusive a estrita. Mas não significa que o paciente vegetariano terá obrigatoriamente deficiência e o paciente que come carnes terá a vitamina B12 de forma adequada. A deficiência de B12 ocorre, de forma geral, em mais de 50% dos vegetarianos e em cerca de 50% das pessoas que comem carne.
Quando bem planejadas, como todas devem ser, a dieta vegetariana pode ser adotada em qualquer ciclo da vida. Não há estudos demonstrando aumento de doenças em grupos vegetarianos.
É importante que o paciente vegetariano seja acompanhado por um nutricionista e faça exames periodicamente assim como as pessoas que não são vegetarianas. Todos nós temos que nos preocupar em ter uma alimentação balanceada e adequada.
Então se você quer ter uma dieta vegetariana, seja pela sua saúde, seja pelos animais, seja pelo planeta, seja pela sociedade, procure um nutricionista que lhe dê todo apoio, orientação e suporte nutricional que for necessário.