O que são e quais os benefícios dos BCAA’S – Reviva Nutrição

O que são e quais os benefícios dos BCAA’S

O que são e quais os benefícios dos BCAA’S

bcaa

AMINOÁCIDOS DE CADEIA RAMIFICADA ( BCAA’S)

Os tręs Aminoácidos de Cadeia Ramificada (Valina, leucina e Isoleucina) năo podem ser sintetizados pelo organismo. Desta forma, eles devem ser fornecidos pela alimentaçăo. Fontes alimentares de BCAA săo alimentos ricos em proteínas, como carnes, peixe, frango, leite, ovos e queijos. Eles possuem cerca de 15-20 g de BCAA para cada 100 g de proteína. Os BCAA săo metabolizados principalmente no músculo esquelético, escapando da captaçăo hepática. A ingestăo de BCAA causa um rápido aumento da concentraçăo sanguínea de BCAA.

Os efeitos anabólicos de dos BCAA sobre a musculatura foram inicialmente demonstrados em condiçőes de repouso, seguido por estudos demonstrando efeitos similares no período de recuperaçăo após exercícios de endurance e resistęncia.

Estudos mais recentes indicam que o efeito dos BCAA’S, principalmente da Leucina, săo mediados pela ativaçăo de enzimas regulatórias na maquinaria de síntese protéica das células. Simplificando, estes aminoácidos causam ativaçăo da m-Tor, que por sua vez estimularia a síntese proteica, levando ao aumento de massa muscular. Desta forma, os estudos tem realmente demonstrado que a suplementaçăo com BCAA ou Leucina auxiliam no ganho de massa muscular. Obviamente, a quantidade suplementada assim como o melhor momento de suplementar devem estar bem planejados para se alcançar resultados positivos.

Além do efeito sobre o ganho de massa muscular, a ingestăo de BCAA antes do exercício, o que causa aumento da concentraçăo de BCAA no plasma durante o exercício pode reduzir o transporte de Triptofano para o cérebro, reduzindo a síntese de 5-HT. O 5-HT tem sido relacionado ŕ fadiga central (fadiga ocasionada pelo sistema nervoso central, e năo pelos músculos).

A suplementaçăo de BCAA durante atividade de longa duraçăo exerce um efeito positivo sobre a performance cognitiva e percepçăo de esforço. Sob certas condiçőes, a suplementaçăo com BCAA pode também melhorar a performance física.

A quantidade de BCAA recomendada é de 0.03-0.05 g / kg de peso corporal por hora de exercício. O consumo em excesso pode ser prejudicial, pois pode levar a um aumento da produçăo de amônia pelos músculos em exercício.

Vale ressaltar que a suplementaçăo é realmente eficaz quando associada ŕ uma dieta adequada a cada indivíduo e ao esporte que ele pratica. Cada indivíduo deve ter sua dieta individualmente planejada e, somente desta forma, pode-se planejar quais suplementos săo indicados, o quanto, e a maneira correta de suplementar.

Por Danielle Lodetti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *