O QUE NÃO PODE FALTAR NO LANCHE DA ESCOLA DAS CRIANÇAS! – Reviva Nutrição

O QUE NÃO PODE FALTAR NO LANCHE DA ESCOLA DAS CRIANÇAS!

O QUE NÃO PODE FALTAR NO LANCHE DA ESCOLA DAS CRIANÇAS!

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Um líquido: Para repor as perdas nas atividades físicas: sucos, (de preferência da fruta) chás, ou água de coco em garrafas térmicas, o ideal é que seja pequena e opaca para evitar o contato com a luz e manter o suco fresquinho, preferencialmente sem açúcar ou com pouco açúcar (demerara ou mascavo).

 

Uma fruta: Práticas para consumir com casca ou cuja casca pode ser retirada com facilidade. Se o seu filho ainda for pequeno, opte por frutas que ele possa comer sozinho sem ter que cortar, como uvas, morangos, e gomos de tangerina. Bananas, maçãs e pêras podem ser cortadas em pedacinhos, para facilitar. A salada de frutas, além de ser bem variada, é sempre sucesso entre a criançada. Frutas secas também são uma boa pedida.

 

Um tipo de carboidrato: Para fornecer energia. Pães (integral, fôrma, sírio), pão de queijo, bolachas sem recheio, (dê preferência às opções mais naturais, sem conservantes ou corantes) ou bolos caseiros. Cuidado com a quantidade, pois é apenas parte do lanche.

 

Um tipo de proteína: proteínas lácteas: queijos, requeijões, iogurtes, (evitar os cheios de açúcar e ingredientes artificiais) somente se for possível manter em temperatura adequada.

 

Importante:

Lembrando que os alimentos devem ser em quantidade e qualidade adequadas ao crescimento e desenvolvimento das crianças, uma boa dica é ao invés de usar duas fatias de pão, colocar apenas uma e cortar ao meio, por exemplo.

 

Evitar o consumo de refrigerantes, balas, guloseimas e alimentos ultra-processados cheios de aditivos químicos e gorduras trans.

 

O uso de carboidratos complexos (massas integrais, aveia, cereais integrais, frutas com casca, milho, vegetais verdes) que se convertem em glicose mais lentamente, devem dominar as composições, tornando as crianças capazes de aproveitar mais a energia fornecida ao longo do dia.

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