O Papel da Psicologia do Esporte em conjunto com a Nutrição – Reviva Nutrição

O Papel da Psicologia do Esporte em conjunto com a Nutrição

O Papel da Psicologia do Esporte em conjunto com a Nutrição

atlera

A equipe envolvida no crescimento do atleta deve buscar a importância da psicologia do esporte. Esse enfoque é interessante pelo fato da melhora no desempenho baseado no menor risco de lesão, pois o atleta se envolve em um maior autocuidado e controle psicológico. Por haver estudos em crescimento e achados pertinentes em atletas sobre sinais e sintomas de desordens do comer e transtornos de ansiedade, é necessário enfocar em intervenções multidisciplinares e maior atenção, pois a prevalência desses distúrbios em atletas está em ascensão, principalmente em modalidades que possuem pressão sob o peso corporal, como patinação artística, lutas, balé.

O treinamento em excesso ou supertreino, conhecido como overtraining, é um achado comum nos atletas de elite. Importante ficar atento às alterações como lesões, aumento da percepção do esforço, falta de energia, dores musculares, distúrbios do sono, perda de apetite, perda de peso aguda, distúrbios do humor, falta de concentração e infecções frequentes do trato respiratório. Em longo prazo podem induzir o aparecimento de artrite e outras patologias.

Treinadores e psicólogos do esporte entram também no auxílio de como superar a ansiedade, construção de confiança, aumentar a motivação, podendo executar através do uso de imagens, tomada de decisão, gestão da raiva, resiliência, estratégias de construção, metas, desempenho de pico, agregando mais a equipe de saúde.

Os benefícios do exercício físico já estão bem esclarecidos como preventores de doenças e estímulo na evolução da qualidade mental e bem estar. Os jovens com melhores estratégicas alimentares possuem resultados mais evidentes, com aumento de participação e desempenho, além de contar com a redução de peso. Incluir a psicologia do esporte em conjunto com a educação física e nutrição pode trazer benefícios.

Por: Caroline Mota | Nutricionista | CRN6 14141

Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva

Referência: Morelli V., Davis C. The Potential Role of Sports Psychology in the Obesity Epidemic. Prim Care Clin Office Pract 40 (2013) 507–523.

1 Comentário

  1. O Papel da Psicologia do Esporte em conjunto com a Nutrição – Reviva Nutrição Aprenda a Reduzir a Ansiedade Através da Hipnose! Aumente o Conforto Pessoal, Melhore seu Descanso e Sono! Acesse: https://goo.gl/clcqLW e Saiba Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *