Keep Calm and… Viva os alimentos que nos deixam mais felizes! – Reviva Nutrição

Keep Calm and… Viva os alimentos que nos deixam mais felizes!

Keep Calm and… Viva os alimentos que nos deixam mais felizes!

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No mundo estressante e corrido em que vivemos, buscar ajuda na fitoterapia e Nutrição é uma das opções para tentar reduzir os efeitos do stress em nosso organismo. Este stress muitas vezes tem repercussões em nosso sistema imune, em nossa memória, humor, paciência e qualidade do sono. Resumindo, o stress realmente reduz nossa qualidade de vida! Por conta disso, nós podemos usar recursos que a Nutrição nos oferece e viver com mais qualidade e alegria!

Um dos efeitos do Stress em nosso organismo é o aumento do Glutamato no Sistema Nervoso Central. O Glutamato em excesso tende a deixar-nos mais irritados e a perder a capacidade de concentração e foco. Nestas situações, a L-Teanina, um aminoácido encontrado no Chá Preto é uma forma de reduzir a ação do Glutamato no SNC.

O Triptofano, um aminoácido essencial, é a matéria prima que o cérebro e outros órgãos usam para a Síntese de Serotonina. A melhora na Síntese de Serotonina está relacionada com aumento do desempenho cognitivo em humanos e geralmente está mais baixa em indivíduos estressados ou com angústia e depressão. Para isso, pode-se usar a suplementação desde aminoácido ou então utilizar proteínas que contenham Triptofano, como por exemplo o Whey Protein.  Um cuidado a ser tomado é o de garantir que o Triptofano seja utilizado para a Síntese de Serotonina, e para isso é fundamental que haja disponibilidade de ácido Fólico, Vitamina B3 e B6.  Um cuidado muito importante a se tomar é: não podemos dar triptofano em excesso, pois ele pode ter ação sedativa. Portanto, equilíbrio nas doses!

A Melissa Oficinalis, erva muito conhecida e utilizada, tem o papel de aumentar a Síntese de GABA no SNC. Maiores quantidades de GABA estão relacionadas a melhora de humor, energia e redução da sensação de fadiga e cansaço, além de melhorar a qualidade do sono.  A Taurina também tem um efeito similar, aumentando canais de GABA e reduzindo a sensação de fadiga.

Enfim, para que nosso cérebro sintetize tudo o que ele precisa para ficar bem, é fundamental que cheguem quantidades adequadas de oxigênio até ele. Para isso, é fundamental que o fluxo sanguíneo cerebral esteja adequado. Para melhorar a chegada de oxigênio, podemos utilizar substancias que aumentem a vasodilatação dos vasos sanguíneos, como o Cacau e a Semente de Uva (rico em Flavonóis), a Beterraba, espinafre e alface ( ricos em Nitrato) e a  Ginko Biloba. E é claro, para que tudo isso seja possível, temos que beber quantidades adequadas de água ao longo de todo o dia.

Resumindo, o nosso estilo de vida nos oferece várias formas de danos ao organismo. Vale aproveitar o que os alimentos e fitoterápicos nos oferecem de bom para que possamos manter o equilíbrio metabólico adequado em nosso organismo.  Desta forma, ficamos bem e mantemos as doenças longe de nosso caminho! E principalmente, ficamos felizes e dispostos. Sim, porque o cérebro precisa estar bem nutrido, sempre!

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