Keep Calm and… Coma Maracujá! – Reviva Nutrição

Keep Calm and… Coma Maracujá!

Keep Calm and… Coma Maracujá!

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Você já deve ter ouvido falar que o maracujá é bom para acalmar. Isso não é um mito, é uma grande verdade. É utilizado para reduzir ansiedade e insônia desde os tempos antigos. Ele age aumentando as funções do GABA, uma substancia que ajuda a acalmar as ações excitatórias do sistema nervoso. O extrato de maracujá é considerado eficaz para controle de distúrbios da ansiedade, melhorando também a qualidade do sono. Mais um benefício que os estudos mostram é seu efeito positivo na redução dos sintomas na temida TPM (tensão pré-menstrual).

O efeito ansiolítico se deve pela presença de uma substância chamada passiflora, encontrada na flor do maracujá, que pode ser consumida em forma de chá ou pode também ser suplementada por via oral para o uso de doses mais individualizadas, dependendo de cada caso. O fruto também possui esses benefícios, a ideia é consumir a polpa do maracujá natural sem liquidificar, pode parecer difícil devido ao sabor mais azedinho, mas com adição de canela ou iogurte natural, por exemplo, é uma ótima opção. Se mesmo assim preferir o suco, a dica é acrescentar folha de couve e gotas de limão, para dar ainda mais poder nutritivo. E nunca esqueça, procure sempre a ajuda de um profissional nutricionista, as orientações devem ser individualizadas, somente ele é o profissional indicado para traçar as melhores estratégias para o seu plano alimentar de acordo com as suas necessidades.

Referência: Baek, J.H; Nierenberg, A.A; Kinrys, G. Clinical applications of herbal medicines for anxiety and insomnia; targeting patients with bipolar disorder, Australian & New Zealand Journal of Psychiatry. 2014, Vol. 48(8) 705– 715

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