Flacidez, entendendo um pouco mais… – Reviva Nutrição

Flacidez, entendendo um pouco mais…

Flacidez, entendendo um pouco mais…

emagrecer-cintura-fina-1509396610837_v2_1920x1280

A flacidez aterroriza várias mulheres, é caracterizada por uma desvitalização dos tecidos conectivos e também muscular, uma vez que são interligados. Uma proteína muito importante que tem ligação direta com a flacidez é o colágeno.

Existem dois tipos de flacidez: a muscular, que é profunda, e a dérmica, que se apresenta em uma área mais superficial da pele. Estas podem ocorrer isoladamente ou associadas.

A flacidez muscular tem como principais causas: o sedentarismo e a alimentação inadequada.

A flacidez dérmica tem diversas causas como, o envelhecimento da pele, a diminuição da produção do colágeno, alterações hormonais e aumento dos radicais livres.

Para prevenir e tratar a flacidez da pele é importante fornecer a energia necessária para preservação da massa magra e ter um consumo adequado de proteínas e de nutrientes que ajudam na produção do colágeno. Dentre estes nutrientes, podemos citar: a vitamina C (presente nas frutas como laranja, tangerina, acerola, goiaba e acerola) e o mineral zinco (carne vermelha, caranguejo, ostras, leite e derivados, castanha de caju, amêndoas, feijão e lentilha). Muitas vezes é necessário a suplementação do colágeno, assim como o silício (precursor dele).

Devemos lembrar que não podemos nos esquecer da hidratação, de evitar exposição solar em horários mais críticos e de praticar atividade física diariamente.

 

Bibliografia:

Schineider Peter Aline, Nutrição e Estética, Editora Atheneu, 2009.

Rodrigues, V. Análise dos efeitos do colágeno bovino e derivados na proliferação celular e biossíntese de colágeno em fibroblastos humanos, 2009.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *