Constipação em Crianças com Síndrome de Down – Reviva Nutrição

Constipação em Crianças com Síndrome de Down

Constipação em Crianças com Síndrome de Down

1

A constipação é um problema comum em crianças com síndrome de Down e, na maior parte das vezes, não está ligada a nenhuma doença. Boa parte dos bebês e crianças com síndrome de Down têm constipação intestinal em decorrência da hipotonia geral dos músculos, do hipotireoidismo e do fato do intestino ser mais longo, e muitas vezes também da dieta e ingestão de líquidos inadequada. A partir dos 6 meses de vida, a constipação pode ser agravada quando no início da introdução alimentar complementar, há oferta limitada de fibras ou líquidos. As manifestações clínicas mais comuns da prisão de ventre são o ressecamento das fezes, a dificuldade e diminuição de frequência das evacuações.

Os alimentos considerados mais constipantes como arroz branco, macarrão, biscoitos, bolos e pães feitos com farinha branca devem ser evitados. E devem ser mais ofertados os alimentos ricos em fibras (cereais integrais, frutas, verduras e leguminosas, em vários horários.  Dietas pobres em gorduras também são constipantes. Deve-se incluir na alimentação fontes de gordura adequadas nutricionalmente como abacate, óleo de coco e azeite de oliva.

Por fim, o desequilíbrio da microbiota intestinal também pode ser uma causa de constipação, e a presença de disbiose é comum em crianças com SD. Neste caso, além de uma alimentação específica, rica em fibras e gorduras boas, o tratamento com probióticos e glutamina também pode ser recomendado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *