Conheça a dieta do mediterrâneo – Reviva Nutrição

Conheça a dieta do mediterrâneo

Conheça a dieta do mediterrâneo

healthy groceries, oregano, melon, bread, cherry tomatoes isolated on white

healthy groceries, oregano, melon, bread, cherry tomatoes isolated on white

DIETA DO MEDITERRANEO

A prática alimentar reconhecida como Dieta do Mediterrâneo foi identificada pela primeira vez nos anos 1950, como parte de um estudo que investigava a saúde e hábitos de vida em 7 países: Finlândia, Grécia, Itália, Iugoslávia, Japăo, Holanda e Estados Unidos.

Um de seus aspectos mais intrigantes foi o achado de que regiőes da Grécia e o Sudeste da Itália exibiam maior longevidade e menor incidęncia de doenças cardiovasculares. Năo resta dúvida de que a tradicional Dieta do Mediterrâneo, caracterizada por pobreza em carnes e açúcares e rica em alimentos de origem vegetal e gorduras insaturadas ( sobretudo o azeite de oliva) tenha contribuído para a proteçăo cardiovascular. Além disso, a prática de atividade física, baixo índice de tabagismo e sobrepeso contribuem para esta estatística favorável. Obviamente, a herança genética também tem sua influencia.

Um trabalho realizado em Harvard demonstrou que este padrăo de alimentaçăo pode ser benéfico para toda a populaçăo, e năo apenas para os habitantes das regiőes estudadas inicialmente. Nele, indivíduos que aderiram a um padrăo alimentar que se aproximava da Dieta do Mediterrâneo exibiram um risco 20% menor de morrer por doença cardiovascular ou câncer no período de 5 anos. Posteriormente, outro estudo adicionou reduçăo de mortalidade por doenças cerebrovasculares e reduçăo da incidęncia de doenças neurodegenerativas.
O papel protetor atribuído ŕ esta dieta se dá por meio da melhora do perfil lipídico, da reduçăo da oxidaçăo lipídica e do DNA da diminuiçăo da resistęncia ŕ insulina e da modulaçăo de estados crônicos de inflamaçăo sistęmica de baixa intensidade. Recentemente, sugeriu-se que a dieta poderia reduzir o dano e a disfunçăo endotelial (parede dos vasos sanguíneos) , fundamentais para a progressăo da doença arterosclerótica.

Entăo, o que vocę esta esperando para aderir aos bons hábitos hoje mesmo ?

 

QUAL A DIETA DO MEDITERRANEO, AFINAL?

 

– 4 ou mais porçőes de hortaliças por dia
– 4 ou mais porçőes de frutas por dia
– 6 ou mais porçőes de cereais integrais por dia ( cereais matinais, arroz integral, aveia, quinoa, macarrăo integral, păo integral)
– 2 ou mais porçőes de peixes por semana
– 1 porçăo de iogurte ou queijo magro por dia
– 1 porçăo de feijăo (40 g)  ou oleaginosas ( um punhado de castanhas, nozes, amęndoas) por dia
– Até 1 dose (para mulheres) ou 2 doses (para homens) por dia de bebida, preferencialmente vinho tinto
– Azeite de oliva cru, ervas ( cheiro verde, alecrim, orégano, manjericăo) e temperos (alho, cebola, pimenta, mostarda em grăos, noz moscada, açafrăo)

 

Conheça mais em www.oldwayspt.org

 

Por Danielle Lodetti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *