Comer ovo todo dia: Pode? – Reviva Nutrição

Comer ovo todo dia: Pode?

Comer ovo todo dia: Pode?

ovos-cozidos

Há alguns anos atrás o ovo era considerado um vilão. A gema era considerada um alimento rico em colesterol e altamente banida na alimentação das pessoas que tinha colesterol elevado. Além disso, por conter gordura, era considerada calórica demais e deveria ser evitada por quem estivesse tentando perder peso.

Ainda bem que as pesquisas científicas evoluem com rapidez e o ovo passou a ser considerado um alimento excelente. Sim, sua gema contém colesterol, mas se você quiser comer ovo todos os dias (com gema e tudo) ele não fará seu colesterol aumentar. Além disso, a gema é rica em vários tipos de vitaminas e nutrientes como a Colina, excelente para o funcionamento do cérebro. A clara, rica em proteínas que auxiliam a evitar que os idosos percam massa muscular devido à idade.  Então, comer ovo todo dia não tem problema, pessoal !! Desde que ele não seja frito, claro.

Como nutricionista e portadora de um senso crítico que não gosta de modismos e terrorismo nutricional, eu percebo que a gema foi considerada vilã por muito tempo e não foi dada importância a quem realmente faz seu colesterol aumentar: O SEU ESTILO DE VIDA. Comemos muito açúcar e farinha refinada, não dormimos bem, somos estressados, convivemos em um ambiente cheio de poluição, agrotóxicos, plástico e metais pesados, não praticamos atividade física e não comemos todos  as vitaminas, minerais e nutrientes necessários para manter nosso metabolismo e organismo saudáveis. Isso está fazendo nosso colesterol aumentar. E também a glicose, o Câncer, os problemas cardíacos, depressão e muito mais.

Nosso estilo de vida está cheio de razões para termos doenças. Para que colocar a culpa em um único e inocente alimento?  O ovo é um alimento extremamente rico nutricionalmente e DEVE ser consumido todos os dias. A não ser que você tenha alergia ou algum tipo de intolerância, claro.

Então, por favor: por mais omeletes com gema e clara juntas, por mais sanduíches cheios de salada e com ovo mexido, por mais panquecas integrais feitas com ovo inteiro, eu sugiro que mudemos a forma de nos alimentarmos. Mais comida de verdade e menos alimentos industrializados.

 

Por Danielle Lodetti

NUTRICIONISTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *