ASSOCIAÇÃO DE DIETA OCIDENTAL E ESTILO DE VIDA COM A DIMINUIÇÃO DA FERTILIDADE – Reviva Nutrição

ASSOCIAÇÃO DE DIETA OCIDENTAL E ESTILO DE VIDA COM A DIMINUIÇÃO DA FERTILIDADE

ASSOCIAÇÃO DE DIETA OCIDENTAL E ESTILO DE VIDA COM A DIMINUIÇÃO DA FERTILIDADE

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O padrão de dieta ocidental, também conhecido como dieta de carne-doce, é um hábito alimentar escolhido por muitas pessoas nos países desenvolvidos, e cada vez mais nos países em desenvolvimento. A dieta padrão é composta por alimentos que são ricos em gordura e açúcar. Além disso, várias vitaminas e minerais importantes que são essenciais para uma boa saúde, não são incluídos no padrão ocidental dieta. Fatores de estilo de vida são modificáveis e podem contribuir para a fertilidade.  Infertilidade Clinica é definida como a incapacidade de engravidar depois 12 meses de relações sexuais desprotegidas. Tem sido estimado que aproximadamente 15% da população de países industrialmente desenvolvidos são afetados. As causas de infertilidade são muito várias e incluem diagnósticos como: distúrbios ovulatórios, endometriose, fatores de esperma e infertilidade inexplicada. O impacto do estilo de vida sobre o desempenho reprodutivo pode variar dependendo da etiologia e circunstâncias individuais.

 

A relação de fatores de estilo de vida, como alimentação, atividade física, tabagismo e consumo de álcool, a doenças crónicas é bem conhecida. Existem boas evidências de que a dieta, estilo de vida e suplementação nutricional pode influenciar a fertilidade. A infertilidade pode ser causada por um grande número de fatores: desequilíbrio hormonal, síndrome do ovário policístico, endometriose, ciclos anovulatórios, bloqueio físico, produção hormonal inadequada, fase lútea curta, falta de hormônio luteinizante, níveis elevados de prolactina e muitos outros. Alguns exemplos podem ser influência conclusiva para a fertilidade.

 

A idade da mulher: No momento em que as mulheres atingem 35 anos de idade, ocorre declínio de fertilidade Tabagismo: O tabagismo tem sido associado com efeitos adversos na fertilidade, embora isso não seja amplamente reconhecido. Nos homens, o fumo afeta negativamente a produção de esperma, motilidade e morfologia e é associada com um risco aumentado de dano no DNA. Nas mulheres, os componentes da fumaça do cigarro podem afetar o microambiente folicular e alterar os níveis de hormônio na fase lútea. Peso: Obesidade está associada a uma gama de efeitos adversos para a saúde. A obesidade e o baixo peso corporal pode impactar sobre a função reprodutiva por desequilíbrios hormonais e disfunção ovulatória. Exercício: O exercício regular afeta um indivíduo de saúde geral e bem-estar. O exercício físico tem sido mostrado associado com uma redução do risco de infertilidade ovulatória.

 

Por outro lado fatores ainda inconclusivos mostram-se também relevantes nesse processo. O estresse psicológico pode reduzir o desempenho reprodutivo feminino de várias maneiras. O sistema nervoso autônomo, o sistema endócrino e imunológico sistemas são todos implicados. Cafeína: As propriedades estimulantes da cafeína levaram ao seu uso generalizado como uma bebida (café, chá e refrigerantes) e alguns alimentos, como chocolate. O seu consumo tem sido descritos como prolongando o tempo da gravidez; embora o mecanismo não seja claro. A cafeína pode afetar a reprodução feminina, visando ovulação e função lútea corpus através de alterações para níveis hormonais e tem sido associada com maior níveis foliculares iniciais em fêmeas. Álcool: O consumo de álcool tem sido associado como diminuição na fertilidade, embora o nível de consumo associado a este risco não é clara. Os mecanismos pelos quais o álcool pode prejudicar a concepção podem incluir um aumento nos níveis de estrogênio, que reduz a secreção do hormônio estimulante folicular suprimindo a formação do folículo e ovulação. Fatores nutricionais: As deficiências dos nutrientes essenciais podem afetar negativamente o funcionamento do sistema reprodutor feminino e causar infertilidade. Especificamente, quando deficiências de ácido fólico, vitamina B12 ou ferro têm sido diagnosticados e tratados, a fertilidade foi restaurada em mulheres que tinha sido infértil durante vários anos. Muitas mulheres se voltam para um baixo teor de gordura, dieta rica em fibras na tentativa de aumentar a saúde e perder peso. Por um lado a perda de peso foi mostrada aumentando a fertilidade, mas a perda de peso excessiva pode não ser efetiva porque priva o corpo das proteínas e gorduras necessárias para a produção de hormônios.

 

Para otimizar a fertilidade através da nutrição é necessário remover grãos, alimentos processados, açúcares e amidos da dieta, e obter os carboidratos necessários a partir de vegetais, algumas frutas e fontes de amido, como batata doce e abóbora. As gorduras saudáveis na dieta, especialmente a partir de fontes como o coco, óleo de coco, azeitonas e azeite de oliva, manteiga, carnes alimentadas com capim, ovos, abacate e nozes precisa ser aumentada. Há uma necessidade de comer vegetais, especialmente variedades de folhas verdes e evitar produtos lácteos processados.

As causas da infertilidade são bastante variadas e muitas vezes desconhecidas, por esse motivo é importante que depois de detectada sejam investigados todos os aspectos relacionados a ela, sejam eles conclusivos ou inconclusivos ainda. Desta forma observa-se que a mudança dos hábitos de vida incluindo hábitos nutricionais além de modificáveis contribuem significativamente para a otimização da fertilidade e por isso não podem ser esquecidos. Para um maior sucesso em seu tratamento não esqueça procure um nutricionista, pois ele pode lhe orientar e ajudar na evolução desse processo.

Lucília Medeiros | Nutricionista | Especialista em Nutrição Clínica, Estética e Esportiva | CRN 13294

Referências:

– Department of Food Science & Nutrition, Periyar University, Salem, India.

  1. Nazni. Association of western diet & lifestyle with decreased fertility. Indian J Med Res, pp 78-81, November 2014.

Por Lucília Medeiros

3 Comentários

  1. renata disse:

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    muito interessante esse site, gostaria de dar os parabéns pelo excelente conteúdo.Foi muito útil para mim
    Obrigada 😉

  2. renata disse:

    oi gente
    adorei o site, muito interessante o conteúdo.
    Parabéns 😉

  3. Muito bom o conteudo do seu site. Parabéns

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