As consequências da obesidade infantil – Reviva Nutrição

As consequências da obesidade infantil

As consequências da obesidade infantil

The size of stomach of children with overweight.

The size of stomach of children with overweight.

O grande problema da obesidade está longe de ser estético, apesar de ser esse um dos principais motivos que leva uma pessoa obesa a procurar ajuda de um nutricionista. A obesidade tem inúmeras consequências prejudiciais à saúde. Uma pessoa obesa pode desenvolver diabetes, hipertensão, dislipidemia, problemas cardiovasculares, problemas respiratórios, problemas nas articulações, depressão, ansiedade, câncer e etc.

A obesidade é um problema de saúde pública no mundo! Mais de metade a população brasileira está com sobrepeso ou obesidade. E a saúde dos pais reflete diretamente na saúde das crianças, o número de crianças com sobresso ou obesidade também está crescendo de forma alarmante. No Brasil 33,5% das crianças entre 5 e 9 anos de idade apresentam excesso de peso.

As crianças consomem diariamente produtos industrializados, riquíssimos em açucares, gordura, corantes e conservantes. Os pais não estão enxergando o mal que esses produtos fazem a saúde dos seus filhos. Produtos esses que muitas vezes são vendidos como sendo saudáveis, não se enganem, saudável para o seu filho são alimentos naturais, e não produtos ultraprocessados que vem dentro de caixinhas ou saquinhos. As crianças hoje não conseguem nem identificar a maioria dos legumes, verduras e frutas. E as consequências dessa inversão de valores já estão claras.

Crianças que estão começando a vida e já adquiriram doenças que a alguns anos atrás só se via em adultos e idosos. É alarmante, é preocupante. Mas se você é mãe ou pai de uma criança com sobrepeso ou obesidade saiba que você não precisa estar sozinho procure profissionais da área de saúde, procure um nutricionista o quanto antes. Esse profissional saberá ajudar sua família nesse processo que é um processo muito particular de cada família mas uma coisa é unânime, o quanto antes você procurar ajuda maiores são as chances do seu filho se tornar um adolescente e um adulto saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *