Acne e sua relação com a dieta – Reviva Nutrição

Acne e sua relação com a dieta

Acne e sua relação com a dieta

03

A acne não é só estética. Por trás dela podem haver desvios metabólicos desfavoráveis associados ao aumento do Índice de Massa Corporal (IMC), Resistência à Insulina e início precoce da menarca. A dieta ocidental explica a associação entre esses fatores, uma vez que a nossa dieta atual possui uma alta carga glicêmica. O aumento no consumo de leites e derivados, por exemplo, é um dos fatores que podem contribuir para a superestimulação das glândulas sebáceas.

A diminuição da carga glicêmica da dieta vem mostrando benefícios no tratamento da acne, pois evita picos de glicemia e a produção de elevações prolongadas de insulina que poderá sensibilizar o receptor de andrógeno e induzir a resistência à insulina. Com isso, a acne pode ser um fator predisponente de Síndrome Metabólica, pois a resistência à insulina pode ser associada a um IMC elevado representando características típicas de doenças metabólicas da civilização ocidental.

A proteína do leite aumenta os níveis plasmáticos de BCAAs (leucina, isoleucina e valina), estes por sua vez são altamente insulinotrópicos, resultando em hiperinsulinemia pós-prandial. Isso tudo, porém, não quer dizer que o leite seja um alimento proibido. Ao nascer, o leite é o alimento exclusivo e deve ocorrer uma mudança gradual para uma alimentação mais natural com uma menor quantidade de produtos lácteos.

O  aumento do consumo de leite e proteínas de leite não está apenas associada com a acne, mas também com início precoce da menarca, e tem sido relacionada a um aumento do risco de obesidade, diabetes mellitus tipo 2 e síndrome metabólica na vida adulta. O uso de esteroides anabolizantes também é fator causador de acne em fisiculturistas.

 

Islanne Leal Mendes

NUTRICIONISTA

CRN 12981

 

Bibiografia:

Indian Dermatol Online J. 2011 Jan-Jun; 2(1): 2–5.Acne: Diet and acnegenesis

 

Melnik BC1John SMPlewig G. Acta Derm Venereol. 2013 Nov;93(6):644-9. Acne: risk indicator for increased body mass index and insulin resistance.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *