A NUTRIÇÃO AJUDANDO NA QUEDA DE CABELOS (ALOPECIA) – Reviva Nutrição

A NUTRIÇÃO AJUDANDO NA QUEDA DE CABELOS (ALOPECIA)

A NUTRIÇÃO AJUDANDO NA QUEDA DE CABELOS (ALOPECIA)

alpecia

A queda de cabelos (alopecia) é um problema que gera preocupaçăo e grande insatisfaçăo por parte dos pacientes.

A alopecia tem várias causas que podem ser: expressăo de uma doença, deficięncia nutricional, problemas hormonais ou causa genética, sendo esses fatores isolados ou associados.

Vários nutrientes fazem parte da composiçăo do fio do cabelo como proteínas, zinco, ferro, lipídios e na deficięncia desses nutrientes pode ocorrer o retardo da fase de crescimento do fio e a aceleraçăo da fase de queda.

A boa nutriçăo é fundamental para a saúde dos fios do cabelo, já que a raiz recebe uma boa irrigaçăo sanguínea e nutrientes trazidos pelo sangue săo incorporados ao fio quando estes estăo crescendo.

As proteínas săo fundamentais para o crescimento, regeneraçăo e renovaçăo de tecidos (ossos, músculos, pele, cabelos e unhas) e săo encontrados principalmente em alimentos de origem animal (leite, ovos, carnes) e vegetais (feijăo, soja, ervilha, grăo de bico).

O nosso cabelo é formado por 88% de proteína, desta forma dietas com baixa quantidade de proteína prejudica o crescimento dos cabelos.

Outros componentes como zinco, ferro e biotina fazem parte de 12% da composiçăo dos fios.

O zinco presente nas carnes bovinas, frango, peixe, grăos integrais e castanhas ajuda no crescimento e desenvolvimento dos cabelos. Sua deficięncia pode causar cabelos fracos, quebradiços, finos e sem brilho.

O ferro é fundamental para evitar a queda dos cabelos, presente nos carnes e vegetais verdes escuros.

A biotina, um componente do complexo B, é importante no desenvolvimento do folículo piloso além de ter uma açăo antioxidante importante atuando na saúde da pele e dos cabelos podendo também prevenir a progressăo da calvice.

A ingestăo excessiva de álcool, café, ovos crus, laxantes e antibióticos contribuem para sua deficięncia.

A biotina está presente na gema do ovo, fígado de boi e amendoim.

Uma dieta balanceada ajudará na saúde e prevençăo da queda capilar.

Fontes:
SCHNEIDER, A. P. Nutriçăo estética. Săo Paulo: Atheneu, 2009.
Trabalho realizado no Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do
Estado do Rio de Janeiro – UERJ.
An bras Dermatol. Rio de Janeiro.74(5):507-509. set./out.1999.

Por Fabiana Fontes
NUTRICIONISTA

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